sexta-feira, 17 de junho de 2011

Truques para disfarçar as olheiras..


Quem nunca acordou se sentindo um urso panda, com pálpebras inchadas e manchas escuras ao redor dos olhos, após uma noite de sono ruim? Pois as indesejáveis olheiras, que deixam a aparência pesada e com aspecto de cansaço, acometem a todas as pessoas indiscriminadamente, e não pouparam nem a princesa Kate Middleton, no dia do seu badalado casamento real com o príncipe William.
As olheiras se caracterizam pela dilatação dos vasos sanguíneos embaixo dos olhos e pelo acúmulo de melanina na região, deixando a pele com o tom arroxeado. Porém, as noites mal dormidas não são as únicas responsáveis pelo aparecimento das olheiras. Segundo a dermatologista Monika Brandão, elas também podem ser causada por alergias e ter origem hereditária:
- Se os pais possuem olheiras, a tendência é que os filhos herdem essa característica. Pessoas que sofrem de alergias, como rinite, por exemplo, também costumam ter olheiras devido a irritação que acontece na região dos olhos - afirma a especialista.
Mas é possível diminuir o inchaço dos olhos e atenuar o aspecto de fadiga provocado pelo estresse e pela má qualidade do sono com medidas caseiras bem simples. A tradicional receitinha de fazer compressas com chá de camomila gelado é muito eficiente neste caso, porque além da erva ter efeitos calmantes, o líquido gelado ajuda a contrair os vasos.
Para quem possui olheiras mais pronunciadas, de origem alérgica ou hereditária, o jeito é consultar um dermatologista e apelar para tratamentos mais sofisticados e complexos à base de despigmentadores e clareadores, produtos com vitamina K - que por diminuir a dilatação dos vasos, ajuda a clarear as manchas - laser, luz intensa pulsada - que tem efeito despigmentador - preenchimento com ácido hialurônico e até mesmo drenagem linfática, cuja massagem ao redor dos olhos ajudar a contrair os vasos.
Mas a dermatologista dá algumas dicas práticas que auxiliam no combate às detestadas manchas escuras em torno dos olhos:
- Dormir bem, hidratar a região com produtos específicos indicados pelo dermatologista e usar filtro solar são as melhores formas de evitar as olheiras. A exposição ao sol estimula o processo de pigmentação e agrava o problema - conclui Monika Brandão.

Truques para esconder as olheiras

A maquiadora Valeria Campanharo ensina que o segredo para esconder as olheiras é aplicar um corretivo com a mesma tonalidade da pele:
- É importante que a tonalidade do corretivo seja a mais próxima possível da pele, porque se o tom for mais claro, em vez de de camuflar, as olheiras ficam ainda mais acentuadas.
Para camuflar as olheiras provocadas por cansaço, um corretivo líquido aplicado com um pincel, é suficiente para dar conta do recado. Porém, em casos de olheiras mais profundas e com bolsas, é melhor escolher um produto mais denso, podendo ser sólido ou em forma de mousse. O pó compacto também é um forte aliado na hora de esconder as manchas escuras, mas deve ser usado com parcimônia em peles maduras, pois seu excesso pode marcar a pele.
- Os pós compactos são ótimos para esconder as manchas. Mas as mulheres de pele madura devem escolher pós ultrafinos, que não deixam rastro na pele.
Na guerra contra os olheiras, a recomendação da maquiadora é evitar o uso de lápis ou delineadores na parte inferior dos olhos, pois isso ressalta ainda mais o problema:
- Tudo que é passado na pálpebra inferior chama mais a atenção para as olheiras. O ideal é sempre destacar a parte superior dos olhos, então as mulheres podem caprichar no uso de sombras e nos iluminadores.

extraido http://www.extra.globo.com/...

Nenhum comentário:

Postar um comentário