terça-feira, 28 de junho de 2011

Deus tem uma visão para você...vale a pena ler..


Um emprego versus uma visão

Gostaria de ilustrar a diferença entre simplesmente ter um emprego e ter um propósito claro e definido ao estudar a vida de Neemias. Neemias tinha um emprego como copeiro de Artaxerxes, rei da Pérsia (Neemias 1:11). Tudo indica que essa era uma posição importante que provavelmente incluía servir o vinho ao rei e seus convidados reais e provar o vinho do rei para certificar-se de que não estava envenenado. Neemias ocupava uma posição de confiança na corte do rei e era um conselheiro de grande influência e altamente respeitado pelo rei.Apesar da posição importante que Neemias ocupava, para ele era apenas um emprego porque sua mente estava ocupada com algo diferente. Neemias era descendente de um grande número de judeus que foi levado para o cativeiro pelos babilônios. Os babilônios foram subseqüentemente derrotados pelos persas; este é o motivo de Neemias estar servindo um rei persa.
Durante o tempo do cativeiro babilônico, a cidade de Jerusalém tinha passado por uma destruição terrível. No entanto, quando os babilônios foram derrotados 70 anos mais tarde, 50.000 judeus retornaram para a Judéia e reconstruíram o Templo. Então, um esforço em reconstruir os muros de Jerusalém foi frustrado pela oposição de povos vizinhos que haviam convencido o rei Artaxerxes a editar o decreto para embargar a obra. No primeiro capítulo do seu livro, Neemias cita que ouviu que “os muros de Jerusalém estão derribados, e as suas portas, queimadas” (v. 3). Alguns acreditam que esta destruição se refere à devastação original de Jerusalém, enquanto que outros acreditam que é uma referência a esta oposição específica para reconstrução do muro. (Veja Wyclitfe Bible Commentary, Charles F. Píeifíer e Everett F. Harrison, eds. (Chicago: Muedy Press, 1962), pp. 427, 435436.)
De qualquer modo, as notícias encheram Neemias de tristeza. Quando ele ouviu que os muros de Jerusalém estavam derribados e que tudo estava em grande miséria, ele disse: “assentei-me, e chorei, e lamentei por alguns dias; e estive jejuando e orando perante o Deus dos céus”. (Neemias 1:4.)

Seu verdadeiro trabalho é o que você nasceu para fazer

Gosto de pensar no emprego de Neemias como copeiro do rei, como sua ocupação preliminar, ou sua “pré-ocupação”, porque ele nasceu para cumprir um papel muito mais impor- ante. Seu verdadeiro trabalho é o que você nasceu para fazer. Seu emprego é o que você faz somente até que esteja pronto iara cumprir a sua visão. Deus havia colocado no coração de Neemias a visão da reconstrução dos muros: “Não declarei a ninguém [ainda] o que o meu Deus me pusera no coração para ‘u fazer em Jerusalém.” (Neemias 2:12.)

SUA VISÃO VAI INCOMODÁ-LO
ATÉ QUE COMECE A AGIR.

Lemos em Neemias 2:1: “No mês de nisã, no ano vigésimo do rei Artaxerxes, uma vez posto o vinho diante dele, eu o tomei para oferecer e lho dei; ora, eu nunca antes estivera triste diante dele.” A implicação aqui é que Neemias estava indo bem no seu emprego até que ouviu a respeito dos muros. Então veio a ele a idéia de reconstruí-los. Ele se apresentou a Deus e orou a respeito da situação, e Deus lhe disse para voltar a Jerusalém e reconstruir os muros. Esta foi uma visão constrangedora na vida de Neemias. Seu desejo de cumprir o trabalho da sua vida então começou a interferir no seu emprego. Ele era empregado do rei, mas seu anelo em reconstruir os muros começou a pesar e ele tornou-se depressivo, O rei disse a Neemias: “Por que está triste o teu rosto, se não estás doente? Tem de ser tristeza do coração.” (v. 2.)
Quando Deus dá a você uma visão e a confirma, nada pode detê-la. Se Ele lhe falar para construir, começar, investir, criar ou fabricar algo, então isso vai lhe incomodar bem lá no fundo; você fica depressivo até cumprir a visão. Essa é uma depressão “santificada”, do tipo que diz: “Não estarei satisfeito até que complete a minha visão.”
Seu verdadeiro trabalho — que é seu propósito — está deixando-o desconfortável para ficar no seu emprego atual? Esta era a situação de Neemias. Ele estava continuamente perturbado até que foi capaz de agir de acordo com a sua visão. As pessoas que sabem o que foram chamadas a fazer, parecem estar possuídas pela sua visão. Em certo sentido elas estão. Elas estão possuídas pelas coisas que Deus deu para elas cumprirem. Neemias viu os muros reedificados pelos olhos da mente antes mesmo de começar a trabalhar neles, e essa visão produziu paixão.

O que você quer?

Quando o rei viu a tristeza de Neemias, ele lhe fez uma das perguntas mais significativas que podem ser feitas: “Que me pedes agora?” (Neemias 2:4; “O que você quer?”, KJV.) O que é igualmente significativo é que Neemias foi capaz de responde-la especificamente. Ele disse: “Peço-te que me envies a Judá, à cidade dos sepulcros de meus pais, para que eu a reedifique.” (v. 5.) Neemias conhecia sua visão direcional clara, e seu plano era tão específico que foi capaz de dar ao rei um tempo específico para completá-la. Você precisa seriamente se fazer esta pergunta: “O que eu quero?”
Você sabe o que realmente quer da vida? Algumas pessoas apenas querem desfrutá-la em atividades egoístas. Outros acham que a vida começa na aposentadoria. Estas pessoas acabam perdendo quase toda a vida. Algumas pessoas apenas querem ter a casa própria. No entanto, quando conseguem a casa, o que fazer então? Elas querem comprar um carro melhor? Ótimo. E depois? Elas querem ter filhos. Contudo, quando têm filhos, o que fazer então? Precisa haver algo maior para a vida do que as coisas que acumulamos. Em Lucas 12:15 Jesus disse: “a vida de um homem não consiste na quantidade dos seus bens.” Sua verdadeira visão não é uma casa ou um caro ou mesmo filhos, visto que às vezes tratamos nossos filhos como posses. Existe algo mais impor- [ante para a vida do que “troféus” que gostamos de juntar. Para que possa achar sua visão, você precisa estar em contato com os valores e prioridades do Reino de Deus. Sua visão deve ser algo que continue vivo mesmo depois que você se for, algo que tenha um poder durador maior do que posses. A vida das pessoas deveria ser transformada pela sua visão. O que você quer? O Rei dos reis está lhe fazendo esta pergunta hoje e você precisa ser capaz de responder-lhe.

VISÃO É UM CONCEITO CLARO DE ALGO QUE AINDA NÃO É REALIDADE, MAS QUE PODE EXISTIR.

De que maneira você responde à pergunta dele? Em primeiro lugar, você pede para que Ele confirme o que colocou em seu coração. A primeira resposta de Neemias para o problema em Jerusalém foi: “Preciso me dirigir a Deus em oração.” Ele tinha uma paixão por Deus e seus caminhos, e tinha clamado a Deus para dar-lhe direção clara acerca do que deveria fazer. Ele tinha uma paixão ardente dentro dele para tratar dos problemas do seu povo. Talvez você conheça esse tipo de ardor. Você se sente frustrado em relação a certas coisas que vê na sua vizinhança e seu país. Você tem um forte desejo de ver mudança, e tem orado: “Deus, algo está errado com nosso país, algo está errado na nossa vizinhança. Algo está errado com o nosso casamento.” Neemias foi a Deus e Deus ouviu sua oração e respondeu-a ao confirmar o que deveria fazer. Sua visão pertence unicamente a você como pessoa chamada por Deus. Enquanto ora, ela se tornará clara para você.
Livro - Myles Monroe - os principios e o poder da visão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário